sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Lula trai aposentados e barra PL 01/07 com Medida Provisória que arrocha beneficio


Governo dá “Presente de Grego” a aposentados dizendo ser um “Presente de Natal” antecipado
Lula barra a votação na Câmara Federal do projeto que fixa o valor do salário mínimo em 2010 e dita a Medida Provisória (MP) que concede reajuste nominal de 8,7%. A medida do governo também dará metade do ganho real aos benefícios da Previdência Social superiores ao mínimo, o que representa 6,2% de reajuste.
Esta medida, que será editada na próxima semana, é uma forma de manobra do governo, que visa minimizar o desgaste que causaria em barrar o PL 01/07 em tramitação na Câmara, no qual o reajuste do salário mínimo se estenderia ao reajuste dos benefícios previdenciários acima do piso salarial.
Segundo o secretário de finanças da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Nelson de Miranda Osório, a mobilização para que os direitos dos aposentados sejam garantidos continua. “Nós nos manteremos em alerta e não aceitaremos este reajuste de 6,2%, pois consideramos abaixo do que a categoria merece”, ressalta.
O secretário de finanças lamenta que as principais centrais como a CUT e Força Sindical estejam do lado do governo e contra os aposentados. “Nós ficamos magoados com o posicionamento destas centrais, que não reconhecem a luta dos aposentados e infelizmente representam um braço do governo” diz.
Esta manipulação do governo tem como objetivo iludir de que o aumento é justo. A medida valerá a partir de 1º de janeiro e começará a ser paga no final do mesmo mês. De acordo com o governo, seria um "Presente de Natal" para os aposentados. Mas, na realidade representa um “Presente de Grego”, pois o que seria justo é que o PL 01/07 fosse votado para garantir reajustes decentes aos aposentados.
A equipe do presidente não concorda com projeto que está para ser votado na Câmara, pois alega que teria gastos extras. Entretanto, não acha que são gastos extras dar dinheiro a banqueiros e empresários para saírem de suas crises.
Os aposentados que trabalharam honestamente e contribuíram a vida inteira com o suor do rosto para terem uma aposentadoria digna, neste momento se deparam com esta medida que arrocha seus direitos.
Acordo é golpe - O acordo feito entre as centrais sindicais e o governo foi outro golpe desferido contra a categoria que não se intimidará com estes propostas vergonhosas e continuará na luta para que suas reivindicações sejam contempladas.
Segundo Osório, a Conlutas se mostra presente e ao do lado dos aposentados na briga pela garantia de direitos. “A Conlutas é nossa parceira e sempre nos apóia em nossa luta”.
A Conlutas chama as centrais a se mobilizarem para que os trabalhadores aposentados não sejam enganados e manipulados com propostas rebaixadas e ilusórias.
Com informações do Jornal Folha de São Paulo
Bianca Pedrina
Fonte: site Conlutas

Nenhum comentário: