quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ponto de Vista

A crise financeira que atualmente assola todas as nações do mundo foi originada na comunidade Americana do Norte, motivada pela ganância desmedida do capitalismo, onde predominam as especulações em bolsas de valores, subornos, propagandas enganosas, sonegações fiscais e previdenciárias, falsos rumores para prejudicarem ações de empresas e negócios entre nações.
Nesse contexto, está enquadrada a pregação neoliberal, que difama o gerenciamento público e elogia o privado como excelente, para convencer a sociedade de cada nação, especialmente as emergentes, da necessidade de privatização dos serviços públicos, sob alegação de redução de despesas e do referido gerenciamento.
Tal idéia foi introduzida no Brasil, através do FMI, representante dos capitalistas internacionais, impondo regras recessivas aos devedores, condenando-os ao atraso e a subserviência aos capitalistas signatários dessa instituição.
No Brasil, o neoliberalismo foi apoiado pelo PRN representado pelo Presidente Fernando Collor de Melo e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) representado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, que juntamente com seus aliados, promoveram uma grande perseguição aos servidores públicos, ocaionando o fato de que um grande número deles foi posto em disponibilidade no início da década de noventa, seguida pelas demissões induzidas, denominadas de voluntárias, além de uma campanha difamatória através da mídia contra os servidores públicos. Para concretização do projeto nefasto do FMI foram efetuadas várias emendas constitucionais para extinguir direitos adquiridos e várias leis igualmente atentatórias aos direitos adquiridos, regulamentados pela Lei 8.112/90, aprovada em 1990, como o Regime Jurídico dos Servidores Públicos, acarretando o fato de que um grande número de servidores recorreu às aposentadorias proporcionais, diante das fraudes jurídicas arquitetadas pelo governo para acabar com os direitos adquiridos pela categoria.
Essas perseguições tinham como objetivo, as privatizações ocorridas na década de 90. Finalmente, as pregações Neoliberais foram desmentidas pela crise atual, em virtude de que o capitalismo está sendo socorrido com dinheiro público em todas as nações do mundo.
Pergunta-se aos defensores do Neoliberalismo: Onde está a excelência do capitalismo?
Pois hoje estamos pagando até mesmo pelos serviços que antigamente recebíamos do Governo em contrapartida dos impostos que pagávamos, a exemplo da Saúde, Educação dentre outros.
Escrito por: João daCruz Sampaio
Servidor Aposentado da Aeronáutica

Nenhum comentário: